Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, agosto 12

Inverno exige cuidados com a pele e cabelos


Especialista do Iamspe alerta para ocorrência de irritação, alergia e coceira causadas pela falta de hidratação.
Os cuidados para evitar o ressecamento da pele e do cabelo no verão devem continuar a fazer parte da rotina diária no inverno. Nessa estação, a umidade do ar é menor e favorece a quebra da barreira cutânea, camada da pele formada por queratina (proteína impermeabilizante) e responsável pelo equilíbrio físico/imunológico e hidratação. A temperatura baixa também é prejudicial para a barreira cutânea.

“No inverno, o ressecamento ocorre devido aos banhos quentes e demorados com o uso excessivo de sabonetes alcalinos”, explica o médico do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual, Mario Cezar Pires. “Assim como nos preocupamos com os dentes, escovando-os diariamente, a pele e os cabelos também merecem cuidados”, acrescenta.

O especialista observa que são comuns as queixas de irritações, alergias e coceiras devido ao ressecamento - ao contrário do verão, que propicia ao aparecimento de micoses, herpes, viroses, bicho geográfico e outras doenças de pele.

O médico recomenda que os banhos sejam menos demorados, com água morna e sabonetes líquidos em pouca quantidade. O mesmo vale para os xampus que devem ter pH ácido, entre 5 e 6, próximo do pH natural da pele. Também é importante usar sempre um bom hidratante de pele e cabelos após o banho.

No caso das crianças e dos idosos, os cuidados com a pele devem ser maiores, adverte o especialista, por apresentarem maior facilidade de quebra da barreira cutânea, estando portanto mais propensos aos problemas de pele.

Segundo Mario Cezar, a alimentação interfere pouco na prevenção desses problemas mas a ingestão de água deve ser sempre adequada para o bom funcionamento do organismo.

Nenhum comentário:

Paz!