Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, dezembro 30

NUDISMO


O nudismo é uma prática integrada no conceito mais vasto de naturismo que consiste na não utilização de vestuário para actividades recreativas em ambiente social. A nudez total é vista como uma forma de contacto com a natureza e sem conotações sexuais ou morais de modéstia. A prática do nudismo poderá ser efectuada em praias, lagos, piscinas ou outros espaços - usualmente ao ar livre - normalmente em áreas designadas para o efeito.

Naturismo no Brasil:

No Brasil, a ideia de viver sem roupa é bem mais antiga do que imagina. Os indígenas, por exemplo, já andavam nus. Isso até 1500, quando chegaram os portugueses.

Naturismo foi trazido ao Brasil por Luz del Fuego

Andar pelado na praia é ser naturista? Segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), não. Para essa entidade, o naturismo é um modo de vida no qual se estabelece uma harmonia com a natureza. Uma das principais atividades de um naturista é o nudismo em grupo. De acordo com a FBrN, essa atitude encoraja o auto-respeito, o respeito pelos outros e pelo meio-ambiente. Portanto, todo naturista é nudista, mas nem todo nudista é naturista.

O movimento naturista nasceu no Brasil em 1949. Quem o trouxe foi a atriz Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz Del Fuego. Ela publicou dois diários, Trágico Black-out e A Verdade Nu. "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não precisa ser necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que precisem ser escondidas", escreveu a atriz em seu primeiro livro.
"(…) esta prática [o nudismo] tem tido um enorme desenvolvimento na Europa e no mundo (…) vantagens para a saúde física e mental (…) liberta as mentalidades de complexos de moralsexual retrógradas e bloqueadoras (…) acentua a unidade rica e perfeita do corpo e do espírito" (…) — Excertos do primeiro discurso de índole nacional do deputado José Sócrates na Assembleia da República, 19 de Abril de 1988

 bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!